terça-feira, 1 de maio de 2007

Grand Theft Auto IV







"Grand Theft Auto" acostumou-se ao sucesso e às polêmicas e, na geração encabeçada pelo PlayStation 2, conseguiu firmar-se como um dos maiores games de todos os tempos. Por essa razão, uma boa estréia na nova geração é fundamental para definir os rumos da série, e Nova York, já retratada em algumas versões de forma genérica sob o título de Liberty City, foi o cenário escolhido para "Grand Theft Auto IV".O protagonista é Niko Bellic, um imigrante do leste europeu que veio aos Estados Unidos para perseguir o "sonho americano" e, influenciado pelo primo Roman, acaba por envolver-se em atividades criminosas. Na verdade, Bellic não é um bandido, e leva uma vida até tranqüila, mas aos poucos, para resolver seus problemas, é obrigado a tomar decisões pouco ortodoxas.Toda a Big Apple é recriada, com direito a trechos de New Jersey: em "GTA IV", novamente Nova York é Liberty City, enquanto o Brooklyn vira Broker, Manhattan passa a se chamar Algoquin, Queens transforma-se em Dukes, o Bronx torna-se Brohan e New Jersey é rebatizada de Alderney.Os espaços em branco praticamente desaparecem, dando lugar a uma cidade densa, tanto horizontal quanto verticalmente, no projeto que é seguramente o mais ambicioso da série. Outra meta da produtora é fazer um jogo sem telas de carregamento, mas apenas um "loading" inicial.A máfia aparece por Liberty City, embora sem papéis fundamentais na trama. Já os personagens de versões anteriores ficam de fora. O protagonista utiliza um telefona celular para falar com seus contatos, não ficando limitado apenas a receber ligações. Como se trata de apenas uma cidade, os aviões ficaram de fora, mas, por outro lado, os helicópteros estão garantidos.O jogo utiliza a uma versão da Rockstar Advanced Game Engine, mais conhecida como RAGE, empregada em "Table Tennis". Para as animações de movimento, a tecnologia é a Euphoria, da NaturalMotion, que torna as ações dos personagens mais coerentes e fluídas - variações no terreno, por exemplo, influenciam no modo de caminhar. Com certeza, é uma mudança e tanto em relação às animações pré-desenhadas dos antecessores.Tecnicamente, as versões para Xbox 360 e PlayStation 3 são idênticas, porém o console da Microsoft conta com conteúdo exclusivo disponibilizado pela Live. O modo multiplayer está confirmado pela Rockstar.

Nenhum comentário: